Google Shopping: o que é e como anunciar (2019)

Tempo de leitura: 5 Minutos

Você já conhece o Google Shopping?

Se você possui um e-commerce já deve saber que ter muitas visitas diariamente é o que mantém sua loja viva, mas é claro, tem que ser tráfego de qualidade

De nada adianta atrair público desqualificado para seus produtos, ou seja, você não deve atrair quem está interessado em decoração de casas se você vende peças de carros.

Por esse lado, temos a inegável verdade de que a única maneira de trazer um grande volume de tráfego em curto prazo é investir em anúncios pagos.

Um negócio recente, que não possui marca estabelecida e nem audiência própria, sobrevive vendendo por meio de anúncios. E uma dos veículos mais usados é o Google Ads, onde é possível configurar, lançar e analisar campanhas que são feitas diretamente no Google.

A verdade é que tráfego pago não cabe no bolso de todo mundo. Apesar de ser muito efetivo, não é todo mundo que possui a coragem de investir a quantidade necessária para se ter retorno.

Pensando nisso, decidi mostrar nesse artigo uma forma de conseguir visitantes qualificados para o seu negócio usando uma ferramenta bem segmentada : o Google Shopping.

Afinal, o que é o Google Shopping?

Google Shopping
Google Shopping

Pela imagem acima fica bem claro o potencial dessa ferramenta.

O Google Shopping mostra produtos que os usuários estão buscando, isso de uma forma organizada, eficaz e que não atrapalha em nada.

Como podemos ver na imagem, os produtos são mostrados em formato carrossel com nome, preço, foto e loja.

E não acaba aqui.

A melhor parte de aparecer no Google Shopping, é que essa ferramenta fica no topo do buscador, estando acima até mesmo dos anúncios pagos do AdS.

Com um tremendo destaque, é inegável a sua eficácia.

Os anúncios também são responsivos, possuindo uma boa visualização no desktop e em aparelhos mobile.

Quais os benefícios do Google Shopping?

Anunciar com o Google é extremamente vantajoso, pois você mostra seus produtos para pessoas realmente interessadas.

Como a ferramenta se baseia na busca dos usuários, sua loja só aparecerá para quem procura o que você oferece.

Nada de ficar correndo atrás da audiência, aqui ela vem até você.

Além disso, o Google Shopping possui uma ferramenta para analisar suas campanhas, o que possibilita medir o desempenho de qualquer produto.

É essencial analisar minuciosamente seus dados em qualquer meio de tráfego, pois assim será possível enxergar novas oportunidades, atrair mais visitantes e consertar erros que estavam matando suas vendas.

Também é válido ressaltar que, dependendo da busca, sua loja pode aparecer mais de uma vez. É muito normal ver isso na busca de peças de vestuário, por exemplo.

Como usar o Google Shopping?

Tenho certeza que você está absurdamente interessado nessa fonte de tráfego. Mas, será que é complicado anunciar na ferramenta?

Não é. E você confere o tutorial agora em 3 simples passos para anunciar no Google Shopping.

1 – Configurando o arquivo XML

O primeiro passo é bem simples de ser explicado: coloque em um arquivo XML todos os produtos da sua loja com preço, nome, categoria e quantidade.

Para quem usa alguma plataforma de e-commerce, esse processo será bem fácil, consulte sua plataforma e solicite o XML para o merchant center.

Caso não contrário, o próprio Google oferece um guia para lhe ajudar nesse processo.

2 – Realizando o cadastro na plataforma

Agora que você já possui o arquivo XML, o próximo passo é se cadastrar no Google Merchant Center.

O cadastro é bem intuitivo, basta você preencher as informações necessárias e depois seguir essa sequência:

  1. Clique em “Produtos”
  2. Depois vá em “Feeds”
  3. Por último clique no botão com o sinal de adição e suba seu arquivo XML
Configurar Google Shopping
Configurar Google Shopping

É válido ressaltar que você também precisa configurar outras opções na plataforma, como o país de destino. Quem já usa outras plataformas de tráfego pago, terá uma grande facilidade nessa parte.

3 – Integrando o Google Merchant Center com sua conta do Google ADS

Os dois primeiros passos serviam apenas para que o Google recebesse o seu feed. Agora é necessário integrar as duas plataformas para que você possa criar campanhas com seus produtos.

Essa parte é tão simples quanto as outras:

  1. Clique no menu suspenso com três pontos
  2. Ao abrir vá até a parte de “Vinculação de contas”
  3. Digite o ID da sua conta do Google Ads
  4. Clique em adicionar. Pronto!
Vincular Google Shopping ao Google Ads
Vincular Google Shopping ao Google Ads

Se você não souber onde fica o ID da sua conta, basta olhar para a parte superior de qualquer página do Google ADS. Obviamente, você precisa estar conectado com seu endereço de e-mail.

É válido ressaltar que é possível vincular várias contas do Google ADS a uma única do Merchant Center, além de poder vincular uma conta do ADS a várias contas no Merchant Center.

Como ter sucesso no Google Shopping

Não basta criar uma conta, lançar campanhas e esperar por resultados.

Existem algumas formas de potencializar seus resultados usando a plataforma, mesmo que você seja um completo iniciante.

Mas, como fazer isso?

Tenha um site responsivo

Você precisa ter uma loja que se adapte aos mais variados tamanhos de tela.

O mobile representa a maior porcentagem de tráfego na maioria dos negócios digitais, então não deve ser diferente no seu.

O próprio Google Shopping se adapta a qualquer tamanho de tela, então você também precisa fazer isso.

Otimize seus anúncios

Você precisa testar… E muito!

Sempre faça análises dos seus anúncios e documente cada passo. Algumas vezes um anúncio pode não gerar resultados, mas isso não significa que ele é completamente inútil.

Identifique o problema e faça mais testes, mesmo que tudo tenha dado errado antes.

Além disso, não foque apenas em um anúncio. Não abandonar o barco quando ele está furado é importante, mas testar significa usar vários anúncios e não apenas fazer testes com um.

Use e abuse do remarketing

É muito mais fácil vender para alguém que está acostumado com sua loja do que para um visitante novo, por isso invista no remarketing.

Você pode e deve usar o Google Shopping para apresentar sua marca para novas pessoas, mas todo mundo já está cansado de saber do poder do remarketing. E não é diferente com essa plataforma.

O próprio Google Ads tem um tutorial para configurar o remarketing no seu site, caso você não saiba fazer.

Conclusão

Agora você já conhece o poder do Google Shopping, por isso não deixe essa ideia para depois.

Iniciar e manter um negócio na internet necessita de planejamento, tempo e muita dedicação.

Apesar de parecer bem difícil, se adaptar as mais variadas fontes de tráfego é um processo que fará toda a diferença no seu e-commerce.

Por fim, você ainda pode estar inseguro de fazer tudo isso sozinho. A verdade é que você não precisa fazer tudo isso para alavancar suas vendas.

Fale com a gente agora mesmo e conheça o melhor caminho para crescer sua marca, alavancar as vendas e construir uma audiência de qualidade.

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