Você sabe como fazer uma pesquisa de palavras-chave simples, precisa e que gere resultados?
Escolher o termo certo para ranquear nos buscadores é uma passo primordial quando se pretende ter um negócio na internet a longo prazo, mesmo que você esteja começando agora.
A verdade é que esse é um trabalho complexo e demorado, mas existem algumas técnicas para tornar isso mais fácil.
Continue lendo e veja como se tornar uma especialista na pesquisa de palavras-chave com alguns truques de mestre.
Pesquisa de palavras-chave: 6 truques de mestre para melhorar o ranqueamento do seu site
Está pronto para aprender os métodos secretos dos ninjas buscadores?
Pegue seu papel e caneta e não deixe nenhuma dessas dicas escapar, pois o sucesso do seu projeto digital pode depender disso.
Saber como pesquisar e usar as melhores keywords fará total diferença. Não ignore isso!
1 – Defina uma palavra-chave principal
Você precisa resumir em um termo o que seu conteúdo atende.
A palavra-chave principal é o foco do seu conteúdo, sempre unida de conteúdo valioso, de forma que seja possível otimizar seu artigo para os buscadores e facilitar para que os visitantes encontrem seu material na internet.
O Google passou por diversas atualizações ao longo dos anos, de forma resumida, hoje em dia não adianta repetir a palavra-chave excessivamente ao longo do artigo, pois isso não surte mais efeito.
A palavra-chave escolhida não possui um número exato de repetições no seu artigo para ranquear na primeira página, já que isso também depende de outros fatores.
Outra dica muito importante eu lhe digo logo abaixo.
Então, hoje em dia semântica é um fator bem mais importante, sendo considerado o principal fator de avaliação do Google, sendo conhecido como LSI (Latex Semantic Index)
Conteúdos ricos usam sinônimos, pois isso ajuda a não repetir uma mesma palavra várias vezes ao longo do texto escrito.
O LSI permite o buscador entender o contexto do artigo, para só assim determinar a relevância daquela página na web.
2 – Busque palavras-chave de cauda longa
Cauda longa, ou long-tail no inglês, é o termo usado para se referir a palavras com menos buscas mensais.
Apesar do termo “long” nos lembrar a palavra “longo”, esse tipo de palavra-chave é chamada assim por causa do motivo já explicado. Mas, como as menos buscadas são exatamente termos mais longos por serem mais específicas, essa confusão sempre acontece.
Trabalhar com palavras-chave mais específicas é essencial para conseguir ranquear com maior facilidade, pois seu negócio não concorreria nas mais populares e já consolidadas (que normalmente são ocupadas por grandes portais).
Por exemplo, um projeto novo terá muita dificuldade para ranquear no termo “emagrecer”. Mas, isso pode ser amenizado usando a long-tail “como emagrecer em casa”.
Viu como se tornou mais específico?
Atirar para uma palavra-chave maior é concorrer com os gigantes, sendo que nem todo mundo tem a verba necessária para isso. Sendo assim, use e abuse das caudas longas nos seus conteúdos.
3 – Mantenha sua audiência no seu conteúdo
Se uma pessoa entra em um estabelecimento e sai rapidamente, o que isso significa?
Que ela não achou nada interessante por ali ou não encontrou o que procurava, obviamente.
E isso também serve para o seu negócio digital. Quando um visitante acessa seu conteúdo e sai de lá muito rápido e sem navegar dentro do seu blog, isso é um sinal para o Google que aquele material não é de qualidade.
Portanto, o que não tem qualidade não merece ranquear bem..
Então, você precisa focar na produção de conteúdo se quiser bons resultados.
Um artigo de qualidade precisa desses itens:
- Introdução que gere curiosidade do leitor
- Desenvolvimento divido em várias partes para permitir um escaneamento do artigo e evitar cansaço ao ler
- Listas, também conhecidas como bullet points (iguais a essa)
- Citações
- Estatísticas
- Matar objeções
- Trechos em negrito e itálico
- Conclusão que faça o visitante empreender alguma ação
4 – Crie novas palavras-chaves
Quando se tem audiência e autoridade, é possível criar termos que possam ranquear no Google.
É bom priorizar ideias simples, que não precisem de uma longa explicação para serem entendidas.
Ao criar sua própria palavra-chave, seu negócio dará o pontapé inicial para construir um termo de pesquisa no qual você sairá na frente.
Obviamente, durante um tempo será necessário desenvolver bastante conteúdo para fazer essa keyword crescer.
De todas as formas, essa ideia não deve ser usada como um plano principal Faça aos poucos, use isso com cautela e vá construindo lentamente essa estratégia para sua empresa.
5 – Fique de olho em mais palavras-chave
Talvez uma long-tail passe despercebida por você. E, por esse e vários outros motivos, é importante estar atento ao que seus concorrentes fazem.
Um site que está no mesmo nicho do que o seu, é uma ótima fonte de palavras-chave, então não desperdice essa oportunidade.
Obviamente, não vá roubar descaradamente tudo o que eles fazem. Use apenas como fonte de inspiração.
Por outro lado, também é importante estar antenado nas dúvidas dos seus clientes nas redes sociais e comentários de outros sites.
Caso você ainda não tenha notado, o Google possui uma ferramenta de complemento automático, que vai sugerindo palavras conforme você digita sua pesquisa. Essa é outra ótima ideia para descobrir novos horizontes.
6 – Faça sua pesquisa de palavras-chave com a Flanela Digital
Você realmente sabe fazer isso?
Apesar de todas as dicas valiosas nesse artigo, talvez você não tenha conhecimento para pôr tudo isso em prática. Em alguns casos, muita gente sequer tem tempo para aprender sobre o assunto.
Pode ser que você possua uma equipe nova, mas será que ela tem a qualificação necessária para lidar com isso? Ou será que eles sequer sabem fazer uma pesquisa de keywords?
Evite problemas com o SEO do seu negócio. Livre-se das últimas posições do Google e alcance a primeira página com seu site.
Quer saber como? Simples.
Entre em contato com a Flanela Digital e fale com nossos consultores gratuitamente para analisarmos melhor o seu projeto.
Você realmente deseja ter sucesso no marketing digital? Então, não perca essa oportunidade.
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