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LookAlike do Facebook ADS: O que é essa ferramenta?

Tempo de leitura: 6 Minutos

Você sabe o que é lookalike?

Já sabemos que o Facebook é a maior rede social do mundo, englobando os mais variados tipos de público que seu negócio pode alcançar.

Uma empresa que não está presente nessa grande fonte de tráfego qualificado perde muitos usuários, deixar de aproveitar uma plataforma que oferece uma ótima segmentação de anúncios e perde oportunidades de conversão.

E um dos maiores aliados nas campanhas pagas do Facebook ADS é o lookalike.

Mas, afinal, o que é isso?

Continue lendo e entenda de uma vez por todas o que é e para que serve essa poderosa ferramenta.

O que é lookalike?

lookalike
lookalike

“O Público Semelhante é uma maneira de alcançar pessoas novas e propensas a se interessarem pela sua empresa, porque são semelhantes aos seus melhores clientes atuais.” – Facebook

Também conhecido como “Público Semelhante”, essa é uma forma de criar uma segmentação mais precisa para suas campanhas.

O lookalike é uma poderosa ferramenta que ajuda qualquer empresa a enxergar melhor seu público e aumentar seu alcance.

Sua finalidade é encontrar usuários parecidos ou que tenham algum tipo de interesse em comum com aqueles que já interagiram com sua marca de alguma forma, para assim exibir seus anúncios para eles e obter um alcance mais segmentado.

Isso permite aumentar a visibilidade da sua campanha, assim como também ajuda a conseguir leads que realmente estão interessados na sua oferta.

O Facebook ADS por meio do lookalike avalia essa audiência, seja por curtidas na página, compras no seu site, e-mails capturados e outros processos semelhantes.

Se essa ferramenta for bem usada em parceria com uma boa campanha de anúncios, as chances de conseguir sucesso são altas.

Quais são as vantagens de usar o lookalike?

lookalike

Exstem vários bons motivos para usar o lookalike, mas aqui decidi listar apenas quatro para não esticar demais o artigo.

1 – Aumento na taxa de conversão

Como o público atingido é semelhante a pessoas que já empreenderam alguma ação no seu site ou página, as suas chances de conseguir mais leads, vendas ou curtidas só tende aumentar com essa ferramenta.

E quem não quer isso?

Converter mais significa ter mais leads e vendas, o que mostra que o seu negócio está dando certo e tem tudo para crescer.

Por mais humilde que você seja, é necessário ter uma boa taxa de conversão para conseguir manter a sua empresa viva, ter lucro e alcançar novos patamares.

2 – Dados e mais dados

Quanto mais dados você tiver, melhores serão suas campanhas.

Com um número maior de interações o Facebook poderá identificar novos interesses que podem ser úteis para suas campanhas.

Ao longo das suas campanhas será possível otimizar ainda mais seu lookalike ou criar um novo, o que pode fazer com que suas vendas decolem.

O importante é ter paciência para poder testar e otimizar tudo no momento certo, para que assim os resultados apareçam.

3 – Lookalike é segmentação dentro de segmentação

A função lookalike é um adicional nas “Audiências Personalizadas” do Facebook, logo essa é uma estratégia extra de segmentação.

Como já sabemos, o Facebook não para de investir em melhorias gerais. Desde a função “Audiência Personalizada” a empresa já vem demonstrando estar ciente das necessidades dos anunciantes.

E o lookalike é justamente um reforço para isso, já que com ele sua taxa de conversão aumenta por estar anunciado para pessoas realmente interessadas na sua marca.

4 – É mais barato

Suas campanhas acertarão o público-alvo em cheio e por um custo mais em conta.

E já que você paga por cliques, é melhor investir em interações de pessoas que estão realmente interessadas na sua oferta.

Qualquer um gosta de ouvir isso, afinal, pagar menos por mais resultados é uma ótima possibilidade que todo negócio gostaria de ter. Concorda?

E com o lookalike você tem essa oportunidade nas suas mãos, então não desperdice isso. Use as melhores estratégias para otimizar essa ferramenta ao máximo, pois assim seus resultados também serão melhores.

Como criar seu lookalike

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Você já entendeu como uma audiência lookalike pode ser importante para o seu negócio, então agora chegou a hora de aprender a como criar a sua.

Primeiramente, o que você precisa ter em mãos é uma lista de contatos que tenham demonstrado interesse pela sua marca. Sendo assim, é bom usar uma fonte boa, ou seja, consiga seus próprios leads e não compre listas.

O recomendado é usar leads que sejam realmente muito bons, por isso priorize aqueles mais qualificados.

Exporte sua lista para algum lugar que você lembre, pois ela será crucial mais para frente.

É importante saber que você precisa ter, no mínimo, 100 contatos para que seja possível usar essa função.

Não importa se são e-mails ou números de telefone, basta apenas atender o número necessário.

Enfim, siga o passo a passo para poder criar sua própria audiência lookalike:

  • Acesse o “Gerenciador de Anúncios”

  • Vá em “Públicos”

  • Clique em “Criar público”

  • Depois em “Público Personalizado”

  • Agora em “Arquivo do cliente”

  • Importe a sua lista

  • Após o carregamento você deve indicar ao Facebook o que são os dados (nome, número, e-mail etc)

Seu lookalike já foi carregado, mas ainda não gerou um público. Então, faça isso:

  • Vá em “Públicos” novamente

  • Clique em “Criar público” mais uma vez

  • Agora em “Público semelhante”

  • Por fim, preencha os campos de acordo com sua preferência

4 dicas para aproveitar melhor o lookalike

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Não adianta de nada usar essa ferramenta se você não sabe como aproveitá-la, por isso, siga as dicas abaixo.

1 – Escolha o tamanho certo do seu público-alvo

No momento de criar esse Público Semelhante, você pode e deve escolher o tamanho ideal.

Isso faz com que o Facebook recomende, de forma mais precisa, um novo público para sua marca.

O recomendado é usar de origem entre 1.000 e 50.000 pessoas, pois um público menor é mais semelhante ao seu lookalike, o que garante melhores resultados.

2 – Tenha um design responsivo

O seu anúncio será divulgado pelo Facebook, o que significa que essa é a porta de entrada para o seu negócio. E grande parte dos usuários da maior rede social do mundo usam ela pelo celular.

Sabe o que isso quer dizer?

Então, talvez você consiga otimizar bem o seu lookalike, faça um anúncio incrível e tenha ofertas que agradem o seu público-alvo.

Mas, nada disso servirá se seu design não for otimizado.

Imagine que visitantes comecem a surgir pelo Facebook, porém ao clicarem no anúncio eles são direcionados para o seu site que não possui uma página responsiva.

O que isso gerará?

Apenas problemas, pois o visual estará todo desconfigurado, com letras emboladas e pequenas e botões que são difíceis de serem clicados.

3 – Segmente ainda mais

É possível segmentar ainda mais a sua campanha de anúncios, para assim obter uma maior precisão com seu lookalike.

Digamos que você tenha feito um anúncio para divulgar sua marca de roupas.

Ao criar o seu anúncio, selecione o lookalike que você já gerou do nicho e segmente de forma mais precisa essa audiência.

Mas, como fazer isso?

Simples, basta você ir além do lookalike e também selecionar algum interesse para esse público-alvo, seja algum tema ou ações que eles fizeram nos últimos dias.

4 – Peça a ajuda de profissionais

Esse é um assunto que gera muita confusão, pois são diversos fatores que podem bagunçar a mente de qualquer um.

Você não precisa passar horas pesquisando sobre o assunto, pois é bem provável que o seu negócio precise da sua mente para outras funções.

Então, o que fazer nesses casos?

Não precisa ter medo de perder oportunidades, pois você pode sim ter sucesso no meio digital sem entender nada de Facebook ADS e lookalike.

Quer saber como?

É bem simples.

Você pode muito bem contratar uma agência como a Flanela Digital para lidar com suas campanhas na maior rede social do mundo.

O melhor é que não atendemos somente essa área, você também pode precisar de anúncios no Google ADS ou querer que a gente cuide do SEO do seu site.

Independente do seu problema, saiba que nós podemos resolvê-lo.

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