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O que é Google Analytics: Como instalar e quais são seus benefícios

Tempo de leitura: 7 Minutos

Você sabe o que é Google Analytics?

Essa é uma ferramenta muito importante no marketing digital, pois com ela é possível otimizar campanhas, analisar o desempenho de seus conteúdos e ainda enxergar problemas que podem estar matando o seu site.

Já sabemos que um dos piores erros de um negócio online é não mensurar suas métricas, mas para analisar corretamente é necessário contar com algo preciso e de confiança.

E é exatamente isso que o Analytics é, pois esse instrumento foi desenvolvido pelo próprio Google.

Continue lendo e veja como usar esse método para turbinar os resultados do seu negócio.

O que é Google Analytics?

O que é Google Analytics

Como as métricas apresentadas nas plataformas de blogs (como o Blogger e WordPress) não são tão precisas, a necessidade de meios mais confiáveis para analisar o desempenho de sites criou um novo mercado.

E é exatamente para isso que o Analytics serve, já que essa é uma ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos.

Sendo a plataforma mais querida pelos profissionais, aqui encontramos diversas vantagens diante da concorrência. Como:

  • Fácil configuração

  • Versão gratuita bastante completa

  • Método mais usado no mundo para análises de projetos online

  • Integração com vários serviços do Google, como o ADS e Search Console

  • Interface intuitiva

  • Maior precisão

Eu poderia passar o dia todo listando suas vantagens.

O Analytics tem todo o seu reconhecimento por méritos próprios. Como já foi dito, a ferramenta possui uma versão gratuita muito útil, que permite analisar coisas como:

  • Dados demográficos

  • Páginas mais acessadas

  • Conversões

  • Tempo médio na página

  • Buscas no seu site (ou buscas no Google que levaram até o seu conteúdo)

Mais uma vez eu poderia ficar durante muito tempo falando das possibilidades que a plataforma permite, mas é melhor especificar no tópico abaixo.

5 motivos para usar o Google Analytics

O que é Google Analytics

Apesar de tudo o que já foi dito no artigo, você ainda não acredita no potencial desse mecanismo?

Garanto que após ler esses motivos você mudará de ideia.

1 – Enxergue e conserte problemas

Suas vendas caíram ou você sequer conseguiu fechar uma?

Você pode até atirar para todos os lados e encontrar a causa disso, mas, com certeza, esse procedimento levará tempo. E tempo é dinheiro.

Desista de gastar suas energias e tomar decisões baseando-se no seu achismo (aquela ideia que sempre vem acompanhada de um “eu acho que”), pois agora você pode encontrar o que realmente está causando o baixo desempenho do seu negócio.

Uma página de conversão que não está gerando leads, qual será o problema dela?

Seria a campanha que não está gerando tráfego?

Ou é algum erro na página?

Com a ajuda dos dados disponibilizados pelo Analytics ficará mais fácil lidar com esse contratempo.

2 – Crie novas oportunidades

Entender e resolver os empecilhos que impedem o crescimento do seu negócio digital é essencial, mas como manter sua produção de conteúdo em temas de sucesso?

Mais uma vez, se basear na sua opinião é um pequeno erro. Digo pequeno porque, em alguns casos, pode ser que você ou sua equipe sejam especialistas em determinados assuntos e estejam por dentro das tendências.

Porém, não é assim com todo mundo.

Digamos que seu blog conta com 10 artigos e 10.000 visitas mensais. Se formos fazer uma média de cabeça, poderíamos dizer que cada artigo gerou 1.000 acessos, correto?

Errado!

Na maior parte dos casos, a divisão de números não funciona assim. É muito mais provável que um único artigo tenha gerado 30% desse montante, assim como outro não tenha conseguido alcançar sequer 10%.

Mas, por que estou falando tudo isso?

Se você lançou um conteúdo rico, bem detalhado, com vídeos embutidos, estatísticas do tema, melhor otimizado e que seguiu vários outros bons critérios, é aqui que devemos encontrar o campeão que conseguiu gerar 3.000 visitas.

Com o melhor artigo descoberto, é possível seguir a estrutura dele para conseguir otimizar melhor os próximos conteúdos e identificar possíveis temas que também serão populares.

3 – Otimize seu site para qualquer dispositivo

O mobile dominou o mercado, não tem como negar.

Então, não cometa o erro de configurar seu site apenas para desktops. Talvez um maior número de acessos por mobile esteja causando aquela taxa de conversão baixa, já que você otimizou tudo visando apenas telas maiores.

O Analytics permite descobrir por qual dispositivo sua audiência acessa seu conteúdo, assim criando a possibilidade de bolar estratégias baseando-se nisso.

Caso você trabalhe com banners em seu projeto, é interessante usar blocos diferentes para a versão de desktop e mobile.

4 – Saiba o melhor momento para lançar novos conteúdos

Como tudo na ferramenta é muito bem organizado, também é possível identificar o melhor horário e dia para lançar seus novos materiais.

Seja baseando-se em um mês ou apenas uma semana, você pode descobrir qual é a melhor época para conseguir um bom engajamento e conversões.

Obviamente, ainda é preciso analisar se na época em que seu site bombou de acessos existia alguma campanha de tráfego ativa, se foram visitantes diretos, se o fluxo de SEO em outros artigos direcionou visitas para o conteúdo campeão e outros fatores do tipo.

5 – Descubra como é a jornada do cliente

Por mais que você já tenha um planejamento, algumas vezes a sua audiência não segue o mesmo caminho que você pensou.

Sendo assim, o Google Analytics permite acompanhar a jornada dos visitantes em seu site.

Por qual conteúdo entraram, por quais transitaram e por onde saíram.

São taxas interessantes para incrementar no seu planejamento.

Como configurar o Google Analytics

O que é Google Analytics

Você precisa de uma conta do Google, de preferência uma que você use de forma profissional.

O próximo passo é acessar a página do Analytics e clicar em “Criar uma conta”.

O sistema é bem intuitivo, está em português e é de fácil compreensão. Tudo o que você precisa fazer é clicar em “Inscreva-se” e seguir o tutorial.

Com o código e ID em mãos, você deve adicioná-los ao seu site.

Para quem usa WordPress esse processo é bem simples, basta procurar por um plugin que possa lhe auxiliar nisso.

Já em outros casos, é necessário inserir esse código fornecido antes da tag </head> no HTML do seu site.

Pensando nas dúvidas que poderiam surgir, resolvi responder logo quatro questões muito abordadas sobre o assunto.

Quanto tempo leva para funcionar?

A validação pode demorar até 24 horas, mas dificilmente leva isso tudo.

Posso liberar acesso para outras pessoas ao meu projeto no Analytics?

Sim, você pode fazer isso. Basta seguir o tutorial:

  • Vá em “Administrador”

  • Selecione a conta que deseja liberar acesso

  • Clique em “Gerenciamento de Usuários”

  • Agora vá em “Adicionar permissões

  • Insira o e-mail de quem poderá acessar seu projeto

  • Pronto!

Como saber se o código do Google Analytics está funcionando?

Existem algumas formas de se fazer isso, mas eu tenho preferência por duas.

Com o primeiro método, você só precisa seguir essa sequência:

  • Acesse seu site

  • Em outra aba entre no painel do Analytics

  • Clique na opção “Tempo real”

  • Um submenu será aberto, nele clique em “Visão Geral”

  • Se estiver funcionando deve aparecer pelo menos um usuário online (você)

  • Para ser mais preciso, acesse alguma página de conteúdo e veja se consta no Analytics

Já o segundo é um pouco mais simples, pois só precisa de uma extensão para o Google Chrome.

  • Instale o Google Tag Assistant em seu navegador (Chrome)

  • Acesse seu site

  • Clique no ícone da extensão no topo direito do seu navegador (ao lado da barra de endereço)

  • Veja se o ID que é mostrado corresponde com o seu

Onde posso aprender sobre o Google Analytics?

Você pode ver dicas sobre a ferramenta em um canal no Youtube (em inglês) disponibilizado pelo próprio Google.

3 dicas para usar melhor o Google Analytics

O que é Google Analytics

Entenda que você precisa saber usar a ferramenta de verdade, mesmo ela sendo bem intuitiva.

Muita gente acha que é só ver bons números que tudo estará bem, mas na prática não funciona bem assim.

Siga as três dicas abaixo e você já começará com o pé direito.

1 – Não foque em métricas de vaidade

Muitas visualizações sem conversões não valem de nada, mas ainda tem gente que fica impressionada com dígitos grandes nessa parte.

Por mais que você tenha milhares de visitantes no seu site diariamente, isso não garante que eles se tornarão leads ou se fecharão vendas.

Sendo assim, esteja atento em cada métrica e não se orgulhe de grandes números que não trazem resultados.

2 – Tome decisões baseando-se nas métricas

Desista do achismo, ele não serve para muita coisa.

Agora você tem dados que podem ser analisados minuciosamente para iniciar ações realmente efetivas.

3 – Otimize no momento certo

É óbvio que você precisa corrigir os erros, mas não se apresse ao ponto de querer otimizar uma página que não teve nem 100 acessos.

Você precisa de métricas consistentes até mesmo para conseguir uma análise melhor.

O que é Google Analytics para o marketing digital

O que é Google Analytics

Um bom profissional sabe que uma ferramenta como o Analytics é essencial para o sucesso de qualquer projeto, mesmo que ele esteja sendo comandado por uma equipe de ouro.

E muitas vezes vemos negócios digitais serem lançados por apenas uma pessoa ou por um grupo que não tem muita experiência no assunto, sendo esse o motivo do fracasso de vários deles.

Por mais que o esforço seja algo necessário, você precisa saber que nem tudo deve ser feito por você ou sua equipe.

Delegue essa tarefa para uma equipe qualificada, eficaz e que já tenha resultados expressivos.

Você pode e deve contar com a Flanela Digital para cuidar do marketing digital no seu negócio.

Já possuímos vários cases de sucesso e podemos levar seu projeto a outro patamar.

O Google Analytics é uma peça chave para qualquer empreendimento digital, mas nas mãos erradas não serve de nada. Por isso, entregar a função de cuidar do seu site para a gente é uma ótima escolha.

Faça assim, preencha o formulário abaixo e fale com nossa equipe. Tenho certeza que podemos oferecer o melhor para você.


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