Google Trends

O que é o Google Trends: Aprenda a gerar conteúdos infinitos

Tempo de leitura: 7 Minutos

Você sabe como usar o Google Trends?

Você sabe como encontrar as tendências do seu nicho?

Você sabe como identificar palavras-chave semelhantes e criar mais conteúdos?

Usando essa ferramenta você descobrirá um novo mundo de temas para o seu site, mesmo que você acredite já ter encontrado os melhores assuntos.

Continue lendo e veja como usar o Trends para escrever materiais que sua audiência realmente deseja ver.

O que é o Google Trends?

Google Trends

Criada em 2006, essa é uma plataforma gratuita do Google (como o próprio nome sugere) que acompanha o número de buscas por um determinado termo ao longo do tempo.

O seu nome vem do inglês, pois “trends” significa “tendências”.

Sendo assim, pela plataforma é possível pesquisar por palavras-chave e encontrar várias informações valiosas sobre ela, além de algumas sentenças semelhantes.

Com um gráfico bem intuitivo, é possível ver o período de tempo na horizontal e o volume de pesquisas na vertical.

Essa é uma ótima forma de identificar potenciais assuntos para o seu nicho.

Além disso, você ainda pode refinar sua pesquisa filtrando por país, tempo (dias, semanas, meses ou anos), categoria, tipo de busca (notícias, compras, imagens etc) e coisas do tipo.

O Trends é um utensílio muito poderoso nas mãos certas, sendo que não precisa de muita experiência para aproveitar seu potencial por completo.

3 benefícios de usar o Google Trends

Google Trends

Alguns não desgrudam, já outros nunca usaram.

Mas, é inegável o fato de que essa ferramenta pode ser útil para qualquer negócio digital.

Uma vez ou outra alguma palavra-chave importante pode ser identificada, assim como uma forte tendência pode ser encontrada logo no seu início.

E quem não gostaria de ser um dos primeiros a trabalhar com um tema que tem grande potencial?

Agora veja os três benefícios abaixo e entenda melhor o poder da ferramenta.

1 – Consiga ideias de conteúdos

É sempre bom usar mais de uma ferramenta para conseguir encontrar palavras-chave de valor, sendo o Trends um forte aliado nessa questão.

Como é possível ver os termos mais pesquisados, sua equipe de produção de conteúdo poderá criar o que sua audiência realmente gosta.

2 – Identifique potenciais tendências

Logo acima no artigo eu comentei sobre isso, que qualquer negócio gostaria de ser um pioneiro na criação de materiais sobre um termo que tem grande potencial de sucesso.

O Google Trends é muito útil para isso, pois já que ele mostra o volume de buscas por período de tempo, é possível identificar precocemente palavras-chave que estão ganhando popularidade.

Além disso, devido a minuciosa filtragem, você ainda pode saber qual tipo de conteúdo produzir para aquele tema.

3 – Use novas keywords

As palavras possuem vários sinônimos, mas não dá para pensar em todos eles enquanto se está planejando seus conteúdos.

Por isso, o Trends é uma plataforma que resolve esse problema.

Em suas buscas o usuário também vê outros termos parecidos ou até mesmo sinônimos da palavra-chave pesquisada.

Essa é uma forma de conseguir contornar uma concorrência pesada, pois você investiria em keywords mais fáceis.

Como usar o Google Trends

Google Trends

A plataforma é bem intuitiva e de fácil uso, mas não custa nada explicar mais um pouquinho como ela funciona com um passo a passo.

  1. Acesse a página inicial por esse link.

  2. Você não precisa ter cadastro, o que torna o processo mais rápido

  3. Logo na primeira página nos deparamos com os temas mais pesquisados pela internet atualmente, o que já ajuda a identificar grandes tendências

  4. Agora você precisa digitar uma palavra ou sentença na caixa de busca, que fica no topo dessa página inicial

  5. É válido ressaltar que nem tudo o que você pesquisar mostrará resultados, pois alguns termos não possuem um volume de pesquisa alto o suficiente para serem adicionados

  6. Na página de resultados da sua pesquisa você encontrará vários dados valiosos, como o interesse no termo ao longo do tempo, assuntos relacionados, pesquisas semelhantes e interesse por regiões

  7. Também é possível comparar dois ou mais termos de buscas diferentes

  8. Nessa mesma página é onde você pode filtrar sua pesquisa por categoria, período de tempo, local e tipo de busca

Entendendo o Google Trends

Google Trends

Apesar de serem informações de ouro, muita gente ficará perdida ao se deparar com tanta coisa.

Como já foi dito, essa é uma ferramenta bem intuitiva e de fácil uso.

Mas, caso você ainda esteja com dificuldades, basta continuar lendo nosso conteúdo para conseguir aproveitar o melhor da plataforma.

Resolvi então separar aqui as explicações do próprio Google, pois algumas pessoas podem se perder pela plataforma.

Interesse ao longo do tempo

“Os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.”

Com uma pontuação de 0 a 100, aqui é possível identificar a popularidade de um termo em um determinado período de tempo.

Essa é a forma de encontrar novas tendências e temas populares para seu site.

Obviamente, uma keyword que atingiu 100 pontos é extremamente popular, já uma que tem 0 não possui buscas o suficiente para aparecer aqui.

Interesse por região

“Veja em que local seu termo foi mais famoso durante um período específico. Os valores são calculados em uma escala de 0 a 100, em que 100 é o local com a maior popularidade como uma fração do total de pesquisas naquele local; 50 indica um local que tem metade da popularidade; e 0 indica um local em que não houve dados suficientes para o termo.

Observação: um valor maior significa uma proporção maior de consultas, não uma contagem absoluta maior. Um pequeno país em que 80% das consultas são sobre “bananas” terá duas vezes a pontuação de um grande país em que somente 40% das consultas são sobre esse termo.”

Aqui é interessante se atentar na observação fornecida.

De forma resumida, se no Brasil (um dos maiores países do mundo) 20% dos usuários pesquisarem pelo termo “marketing digital”, essa região terá uma porcentagem menor do que a de Singapura (um dos menores países do mundo), onde 40% dos usuários pesquisaram pelo mesmo termo.

Assuntos relacionados e consultas relacionadas

“Os usuários que pesquisaram pelo seu termo também pesquisaram por estes assuntos. Veja pelas seguintes métricas:

Principais: os assuntos mais pesquisados. A pontuação está em uma escala relativa, em que 100 é o assunto mais pesquisado; 50 é o assunto pesquisado com metade dessa frequência etc.

Em ascensão: os assuntos relacionados ao maior aumento na frequência de pesquisa desde o período anterior. Os resultados marcados como “Aumento repentino” tiveram um aumento muito relevante, provavelmente devido ao fato de que esses assuntos são novos e tiveram nenhuma ou poucas pesquisas anteriores.”

Com esses dados é possível identificar temas semelhantes e até sinônimos, o que permite produzir conteúdos diversificados e mais abrangentes.

Detalhes importantes do Google Trends

Google Trends

Apesar de todo esse artigo, ainda não exploramos a ferramenta por completo.

Vamos ver agora detalhes que você precisa prestar atenção.

Página inicial

Já foi dito que aqui é possível encontrar os tópicos mais pesquisados no Google.

Apesar de ser algo bem abrangente, pode ser que você consiga novos temas ou ideias para conteúdos apenas olhando essa página.

Ver mais

Nessa aba é possível ver temas populares com informações minuciosas, além de poder fazer sua própria busca.

Principais pesquisas

Aqui temos buscas mais detalhadas, além de apresentar conteúdos em sites sobre os termos pesquisados. Essencial para conseguir boas fontes de inspiração.

Pesquisas do ano

É basicamente uma retrospectiva dos termos buscados anualmente.

Inscrições

O Trends é ótimo para conseguir achar bons e novos conteúdos sobre um determinado tema, mas ter que acessar a plataforma periodicamente para fazer isso pode se tornar chato e cansativo.

Por isso, a aba “Inscrições” é um atalho muito útil.

Aqui você escreve uma palavra-chave e se inscreve no feed de notícias dela.

Tudo o que for publicado sobre o tema será enviado para você por meio de notificações.

Você pode filtrar esses materiais por localidade e escolher a frequência de envio, o que impede de lotar sua caixa de e-mail com o Trends.

Conclusão

Google Trends

O Google Trends sempre se mostrou com grande potencial e cada vez mais se torna querido pelos profissionais da área, pois com a ferramenta é possível encurtar vários processos.

Mas, nem todo mundo consegue criar afinidade com essa plataforma.

Se o seu negócio digital está com pouco conteúdo de valor produzido, não consegue encontrar novas tendências e só possui keywords que não atraem a atenção do seu público-alvo, saiba que está na hora de mudar isso.

Você não precisa ter a dor de cabeça de aprender sobre o assunto, procurar por uma equipe qualificada ou entregar isso na mão de um qualquer.

Basta preencher o formulário abaixo e entrar em contato com a Flanela Digital.

Nós podemos fazer uma pesquisa de palavras-chave simples, prática e efetiva.

Dessa forma será possível atender o desejo da sua audiência, entregar conteúdo de qualidade e aumentar seus resultados.


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