Planejamento estratégico de marketing: como ter sucesso na interet

Tempo de leitura: 4 Minutos

Você sabe o que é um planejamento estratégico de marketing?

Criar seu próprio negócio na internet ou até mesmo reformular um já lançado é algo muito complexo, o que pode acabar de vez com os planos de seus gestores.

É preciso pensar em várias áreas ao mesmo tempo, o que pode causar dificuldades para muitas pessoas.

Por isso, o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para lidar com esses problemas.

O que é Planejamento Estratégico de Marketing?

O planejamento estratégico de marketing é a ferramenta usada para traçar os planos e ações de um negócio para concluir suas metas e objetivos.

Um bom planejamento envolve diversos fatores, como:

  • Informações sobre a indústria de atuação

  • Concorrentes

  • Estratégias

  • Metas e objetivos

  • E diversos outros fatores

De forma resumida, ter um planejamento estratégico de marketing é possuir uma bússola que guiará sua empresa para seus objetivos.

E qual é o maior problema em ignorar o planejamento? Simples.

Várias empresas já quebraram e faliram por isso, pois não ter um bom planejamento significa gastar dinheiro com ações que não valem a pena, assim causando prejuízo.

O que é o Lean Marketing?

Essa é uma recente vertente do marketing, que é muito associada em startups. Apesar disso, o Lean Marketing também serve para pequenas e médias empresas.

Diferente das estratégias tradicionais, o intuito aqui é não se prender a estratégias muito longas, de forma que a empresa adapte sempre novas estratégias dependendo de suas condições.

O Lean Marketing também foca mais em ferramentas online, como landing pages e campanhas de tráfego pago.

Por outro lado, o marketing tradicional prefere usar publicidades físicas.

Então, qual é melhor para o seu negócio?

Como sempre, cada caso é um caso. Mas, contar com planejamento estratégico de lean marketing garante maior flexibilidade na empresa, o que permite melhores opções para gerar mais lucro.

Como analisar os ambientes internos e externos?

Antes de começar a montar o seu planejamento estratégico, é necessário fazer uma avaliação da sua indústria e de seus produtos ou serviços.

E como fazer isso?

Só seguir as dicas abaixo.

  • Ambiente Externo ou Macro – Mercado: aqui é importante levar em consideração fatores abrangentes como os econômicos, jurídicos, culturais, demográficos, políticos e tecnológicos.

  • Ambiente Externo – Segmento: aqui temos a análise da sua indústria de atuação e dos concorrentes no mercado.

  • Ambiente Interno ou Micro: basicamente é conhecer sua própria empresa, como quais são seus pontos fortes e fracos..

O que é e como usar SWOT?

SWOT é a combinação de quatro fatores:

  1. Strengths (Força)

  2. Weaknesses (Fraquezas)

  3. Opportunities (Oportunidades)

  4. Threats (Ameaças)

De forma resumida, essa análise serve para compreender melhor como seu negócio se porta diante do mercado.

O SWOT funciona como um diagrama que ilustra todas essas áreas da sua empresa, por isso essa ferramenta é muito útil para facilitar esse processo.

Agora que já demos os primeiros passos, é necessário pensar em algo muito importante.

Como criar uma estratégia de marketing?

Não tem como crescer um negócio sem criar um bom planejamento estratégico de marketing, por isso ele é essencial para definir a estratégia que seu negócio usará para conseguir clientes e se posicionar no mercado.

Uma boa maneira de se fazer isso é trabalhar com o Composto de Marketing, que também é chamado de 4Ps do Markeing.

Mas, o que é isso?

  • Produto: obviamente, é a sua oferta para o seu público-alvo. O que você vende?

  • Preço: o nome também já deixa bem claro que esse é o valor cobrado pelo produto ou solução que você vende.

  • Praça: o nome não deixa muito claro, pois ele vem do inglês placement, que demonstra como e onde o seu produto será ofertado, como lojas físicas ou e-commerces.

  • Promoção: não é apenas promover atirando para todos os lados, mas sim possuir uma estratégia sólida para se atrair clientes e consolidar seu produto no mercado.

Essa é a base para todo o planejamento. Continue lendo e entenda como finalizá-lo em 4 passos.

1 – Defina o preço

É importante falar que o preço deve levar em consideração alguns custos, como os de produção ou desenvolvimento e manutenção ou distribuição, por isso essa parte é muito importante e extremamente delicada.

Além disso, ainda é importante se preocupar com valor final do produto para o consumidor.

2 – Crie suas personas

Se você realmente quer ter sucesso com o seu negócio, é necessário definir bem seu público-alvo e personas.

Nessa parte é importante conhecer bem alguns aspectos, como:

  • Público-alvo

  • Objeções

  • Soluções que seu produto oferece

3 – Trace objetivos, ações e cronogramas

Não tem como alcançar o sucesso se você não definir o que é isso para sua empresa.

O primeiro passo é definir objetivos mais amplos, como ter um bom atendimento e fornecer uma ótima experiência para sua audiência. Após isso, é necessário especificar ainda mais o que você quer, como alcançar em um determinado período de tempo a liderança no fornecimento de determinado produto em alguma indústria.

Sendo ainda mais específico, é possível definir objetivos para cada setor da sua empresa, como conseguir um alto número de leads em um curto espaço de tempo, o que seria um objetivo para o time de marketing.

4 – Escolha onde investir

Por último, mas não menos importante, um bom planejamento consegue escolher os melhores lugares para se investir o dinheiro da empresa.

Aqui vão algumas ideias básicas:

  • Campanhas de publicidades

  • Presença ou patrocínio em eventos

  • Contratação de pessoas

  • Parcerias com outras boas empresas

Um dos métodos mais usados hoje em dia é contar com uma boa agência de marketing digital para lidar com sua marca na internet.

Apesar do marketing no mundo real ainda ser eficaz, nada se compara ao poder do online. Por isso preciso lhe contar mais algumas coisas antes de finalizar o artigo.

Fale com a Flanela Digital e saiba como ter sucesso na internet

Quem nunca fez um bom planejamento, mas no final não conseguir por nada em prática?

Então, talvez seu negócio já esteja preparado e tenha boas ações em andamento. Porém, isso ainda não é o suficiente para consolidar sua marca.

Pode ser que sua equipe de marketing não esteja preparada para lidar com o mundo online.

E isso é um problema muito sério!

Mas, não é algo impossível de se lidar.

Isso porque nós da Flanela Digital podemos lhe ajudar nesse processo de consolidação no mercado digital.

Com o constante crescimento da internet, é inegável o seu poder para crescer empresas. Por isso, não fique de fora.

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