Você sabe como anunciar no Google?
Infelizmente, essa não é uma informação muito discutida profundamente pela internet.
Apesar da sua importância, parece que as pessoas preferem guardar para si mesmas o conhecimento sobre o assunto.
Ao não estar por dentro do assunto, você perde grandes oportunidades de crescimento de marca e de conversão, seja com leads ou vendas.
Também é válido ressaltar que um site ou blog novo, basicamente vive a injeções de tráfego pago para conseguir fechar vendas.
Como podemos notar, é inegável que anunciar no Google é uma ferramenta de tráfego poderosa para os que ainda não construíram sua audiência.
Assim como também funciona muito bem em empresas já consolidadas.
Então, continue lendo e entenda de uma vez por todas sobre o assunto e ainda aprenda a como anunciar no Google sem gastar um centavo.
Como anunciar no Google: Links Patrocinados
Muita gente não faz a menor ideia de como anunciar nas páginas de resposta do Google, mesmo essa sendo a forma mais básica.
E, se você não faz a menor ideia do que estou falando, é só digitar qualquer coisa no buscador e ver os resultados.
Pronto, essa é uma página de resposta.
Para anunciar nesse espaço você deve possuir uma conta no Google ADS, que é a plataforma de gestão de campanhas pagas do Google.
Qualquer um pode fazer isso.
Mas, como colocar seus anúncios naquela área?
É bem simples, basta direcionar sua campanha para a Rede de Pesquisa.
Assim seus serviços e produtos aparecerão nas páginas de respostas do Google e também na área de busca de sites parceiros.
Um ponto extremamente positivo é que essa área deixa a empresa com grande destaque no buscador.
Além de aparecer para pessoas que procuram a solução de um problema, ou seja, tráfego que realmente tem interesse na sua oferta.
Para conseguir segmentar bem sua campanha, você precisa cadastrar no Google ADS as palavras-chaves correspondentes ao que seu negócio oferece, para assim conseguir atrair visitantes interessados no seu produto ou serviço.
É válido ressaltar que o valor pago interfere em tudo na plataforma de anúncios do Google, pois a concorrência é enorme.
Sendo assim, você aparecerá para um número maior de pessoas se pagar mais.
Comece pequeno, faça testes e depois aumente o orçamento.
Esse é o básico para conseguir campanhas lucrativas na plataforma, mesmo que você esteja começando.
O importante é não se desapontar com resultados negativos no começo, pois, na maioria das vezes, eles acontecem.
Como o Google cobra?
Essa é uma dúvida muito comum.
Apesar de muita gente pensar que esse é um cálculo muito complexo, não é nada difícil de se entender.
O Google cobra de duas maneiras:
-
CPM: o anunciante deve pagar cada vez que seus anúncios atingirem mil exibições.
-
CPC: o anunciante deve pagar por clique, sendo que o valor varia dependendo da palavra-chave escolhida e de outros parâmetros técnicos.
É bom lembrar que o Google possui um sistema de leilão, ou seja, aparece mais quem paga mais.
Isso não significa que para ter resultados expressivos você precisa adotar orçamentos exorbitantes.
Mas, não tem como negar que uma boa quantidade de investimento fará total diferença.
Por fim, é importante entender que o dinheiro não é tudo.
Talvez você e sua equipe não tenham a qualificação necessária para lidar com a gestão de campanhas no Google ADS.
Nesse caso é melhor contar com uma agência que saiba usar a ferramenta, como a Flanela Digital.
Como anunciar no Google: Parceiros
Você já deve ter visto que vários sites na internet possuem anúncios do Google, isso acontece porque eles usam o programa de parceiros, o Google Adsense.
Dessa forma, é possível receber uma parte do valor pago pelo anunciante cedendo um espaço no seu site ou blog para os anúncios do Google.
Mas, se tem anúncios é porque existem anunciantes.
E você pode ser um deles.
Já que tem como você entrar nesse grupo, então também é possível inserir o seu produto nesses anúncios?
Sim, você pode fazer isso.
Para vincular suas campanhas nos parceiros do Google, é necessário direcioná-los para a Rede de Display.
Essa é uma estratégia bem interessante, pois você pode anunciar seu negócio em sites nichados para conseguir atrair justamente o seu público-alvo.
Mais uma vez, o maior lance tem melhores chances de sucesso. Só que aqui isso significa aparecer em portais maiores.
Um lance pequeno tem maiores chances de aparecer no blog pessoal do nutricionista de São Paulo.
Já um lance maior tem maiores chances de aparecer em um site da Globo.
Deu pra entender?
A regra é bem justa e fácil de compreender, já que não faria sentido uma pessoa aparecer em um site com milhares de visitas mensais pagando pouco por isso.
Esse é só um modo de manter tudo equilibrado.
Uma pesquisa do site Statista, mostra que o Google ADS gerou mais de US$ 77 bilhões (setenta e sete bilhões de dólares) em 2017.
Isso demonstra o quanto essa ferramenta é disputada.
O grande segredo: Como anunciar no Google de graça
Sim, é possível fazer isso sem gastar um centavo e eu não estou brincando.
Claro que essa ferramenta não funciona como as outras apresentadas nesse artigo, mas é algo que merece a sua atenção.
Então, isso de anunciar de graça funciona mesmo?
É realmente possível ter resultados, até porque essa é uma iniciativa do próprio Google.
Para quem não sabe, é possível cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, que nada mais é que um meio que o buscador encontrou para incentivar pequenas e médias empresas.
Com a ferramenta você pode exibir o seu negócio nas áreas laterais nas páginas de resposta e também no Google Maps.
É válido falar que quem preencher todas as informações necessárias terá uma vantagem diante da concorrência, já que isso ajuda a identificar melhor a sua empresa.
Obviamente, esse não é um método para conseguir planejar, lançar e manter negócios lucrativos no longo prazo.
Mas, não podemos negar que é uma ótima ferramenta.
Se você está conhecendo o marketing digital agora não sabe por onde começar, acesse o site do Google Meu Negócio e tome a primeira iniciativa para tornar o seu projeto lucrativo.
Você não tem nada a perder, somente a ganhar. Até mesmo porque a plataforma é gratuita e de fácil uso.
O que está esperando? Se o seu site já estiver bem preparado, talvez as usas primeiras vendas saiam daqui.
Como anunciar no Google e alavancar sua vendas
As pessoas estão sempre tentando aprender, aplicar e analisar tudo.
Mas, esse é um erro muito grave que pode custar o sucesso do seu projeto.
Ninguém sabe sobre tudo.
Ninguém consegue cuidar de tudo.
Ninguém pode fazer tudo.
E isso não é diferente com um negócio digital, pois aprender a delegar tarefas é um passo que muitas pessoas não conseguem dar.
Sim, contar com outras pessoas é essencial quando se pensa grande.
Você precisa entender que para ter sucesso de verdade, será necessário contar com pessoas qualificadas que podem agregar muito valor ao seu projeto.
E garanto que é exatamente isso que você quer.
Sendo assim, não perca tempo tentando aprender algo que não é para você.
Conte com a Flanela Digital para cuidar das suas campanhas no Google, pois somos uma agência digital que não tem medo de sujar as mãos e partir para o trabalho pesado.
Nossa equipe de profissionais capacitados está pronta para lidar com qualquer desafio, sempre gerando resultados para nossos clientes.
E como prova temos os nossos cases de sucesso, que demonstram como somos capazes de trabalhar em vários nichos e ainda assim conseguir resultados expressivos e alavancar as vendas de nossos parceiros.
O melhor de tudo é que você pode ser o próximo. Tem interesse nisso?
Basta preencher o formulário abaixo para falar gratuitamente com um dos nossos consultores.
Conclusão
Saber como anunciar no Google é essencial para negócios de sucesso, principalmente aqueles que estão começando agora.
Hoje você viu várias questões importante sobre a plataforma, mas como o artigo é meio longo é bom relembrar.
-
Primeiro você viu como anunciar nas páginas de respostas do Google, o que é uma ótima opção e facilmente configurada, tendo apenas que direcionar para a Rede de Pesquisa
-
Depois a questão de como o Google cobra o anunciante foi respondida, sendo por CPC e CPM
-
Também falamos sobre anunciar nos sites parceiros do Google, ou seja, configurando suas campanhas para a Rede de Display
-
Por fim, chegamos na parte de como anunciar no Google de graça, que é pelo Google Meu Negócio
-
E também teve a dica extra para falar com a Flanela Digital e garantir os melhores resultados para o seu negócio.
É válido lembrar que, apesar de ser muito eficiente, é arriscado manter um negócio digital apenas com tráfego pago. Você deve investir em outras áreas também, como SEO, e-mail marketing e audiência fiel.
Caso você também não entenda sobre esses assuntos, basta entrar em contato com a Flanela Digital que a gente pode lhe ajudar.