importancia do marketing digital

A importância do Marketing Digital para o seu negócio

Tempo de leitura: 3 Minutos

Investir em recursos para criar uma estratégia que realmente seja válida para o sucesso do seu negócio, é item obrigatório na cartilha de quem já entendeu a importância do Marketing Digital para as organizações.

Vale ressaltar que em meados de 2016, o Brasil tinha mais de 15 milhões de empresas, porém apenas 10 mil apostavam em estratégias do Marketing Digital.

Para 2019, as expectativas estão melhores e abaixo você confere alguns aspectos que revelam a importância dessa ferramenta para o sucesso da sua empresa!

Qualificar sua audiência

O relacionamento com o cliente é algo que precisa ser fortalecido. Você sabe quem consome de você ou qual é o seu público ideal?

As respostas para essas perguntas surgem facilmente, quando você constrói uma audiência sólida, a fim de fidelizar.

Através do Marketing Digital é possível atrair pessoas que de fato estão interessadas em seu produto ou serviço.

Com essa possibilidade, você ainda é capaz de organizar seus contatos, através de e-mails cadastrados, telefones e seguidores das redes sociais.

Estar um passo à frente dos concorrentes

Para compreender a importância do Marketing Digital você precisa conhecer seus concorrentes e aprender a lidar com suas estratégias.

No início desse artigo você viu que há poucos anos atrás, menos de 1% das empresas utilizavam estratégias do Marketing em seus negócios.

Esse panorama pode ser um diferencial para sair na frente da concorrência, criando conteúdo de qualidade, a fim de aumentar sua autoridade na internet e garantir de vez a preferência dos clientes.

  • Você pode publicar artigos relevantes, com soluções para os problemas de seus leitores;
  • Oferecer e-books gratuitos com dicas e novidades sobre produtos e serviços.

Sem contar com todas as outras possibilidades que existem dentro do universo digital.

Analisar as métricas com precisão

Não há nada melhor que a internet para criar um mapa com as métricas de suas ações. E deixar isso de lado, pode estar entre um dos principais erros do marketing digital.

Ao criar uma campanha é preciso acompanhar os resultados para saber o que precisa ser melhorado, bem como, tudo aquilo que está dando certo e deve continuar.

Quando você tem acesso direto as visualizações de cada campanha, aos cliques efetuados e as aberturas de e-mail, fica mais fácil desenvolver um planejamento estratégico e eficaz!

Além disso, é possível monitorar o comportamento dos usuários diante de suas ações, facilitando assim, a criação de um funil de vendas que leve o cliente até a última etapa do processo de compra.

Fortalecimento de marca

O Google é a maior janela para qualquer negócio.

Independente do seu nicho, você sabe que se estiver na internet, poderá ser encontrado.

Construir uma presença digital é sinônimo de fortalecimento de marca.

Nossa dica é:

  • Crie páginas de captura;
  • Site ou blog com domínio exclusivo;
  • Ofereça iscas digitais.

Canais para uma boa estratégia

Mas depois de compreender a importância do Marketing Digital para o seu negócio, quais são os melhores canais para serem utilizados por sua empresa?

Tráfego orgânico

A melhor maneira de atrair e converter leads é entregando conteúdo relevante.

Sendo assim, invista em artigos de qualidade, que sejam objetivos e de fácil compreensão.

Você pode ainda, oferecer infográficos, e-books, vídeos, etc.

O conteúdo deve ser produzido através de estratégias de Search Engine Optimization (SEO), cujo conceito tem como base, a busca por produtos e serviços com determinadas palavras-chave.

Cada nicho possui um volume de palavras-chave, mais ou menos relevantes para os motores de busca. E você deve usar isso a seu favor!

Redes Sociais

Para ampliar a visibilidade do seu negócio na internet, é fundamental estar presente nas redes sociais. Com o intuito de ir até seus clientes e conhecer a linguagem que dominam!

Dentro das principais redes, como Facebook e Instagram você é capaz de interagir com seguidores, apresentar soluções, ouvir suas dores e estreitar o vínculo, com efeito de melhorar o relacionamento com o cliente.

E-mail Marketing

Atualmente, essa tem sido a maior estratégia do Marketing Digital.

Para enviar ofertas, sugestões, avisos, lembretes, e até mesmo, felicitações em datas comemorativas – esse é o canal!

Se você quer avaliar o retorno sobre seu investimento, procure uma boa ferramenta de e-mail marketing e comece agora mesmo!

Conclusão

A internet revelou ao consumidor seu incrível poder de escolha, todavia, as empresas precisam se moldar a essa realidade.

Comentários, opiniões, avaliações, tudo isso agora integra um gigantesco mar de possibilidades, sobretudo você precisa estar firme em suas estratégias para garantir o sucesso do seu negócio.

Ter um objeto claro e focar naquilo que realmente importa para o cliente, é primordial, principalmente para alavancar sua empresa dentro do mundo dos negócios, e com o Marketing Digital isso não é diferente!

Portanto, agora que você já compreendeu os principais aspectos do Marketing Digital, aplique as melhores estratégias em sua organização.

Conte-nos sobre suas experiências e aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

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